7 de dezembro de 2016

Prefeito quer emprestar pneus da educação para salvar o urbanismo... Não pode!

Vi um post no Facebook da professora Alba Soares que diz assim:

"Hoje chegou denúncia que 20 pneus comprados com recurso do Fundeb, para serem usados nos transportes escolares foram tirados da garagem para serem colocados em caminhões que estavam parados. A pergunta que fica no ar - A secretaria de educação aprovou essa retirada? O chefe de transportes aceitou a ordem? Quem manda até dia 31 de dezembro também responde até o dia 31 de dezembro, aliás por muito mais tempo. Será que os envolvidos ficarão calados diante de tamanha arbitrariedade? Não esqueçam que até Senadores estão sofrendo sanção da justiça. Silenciar é compactuar. Ou a nova equipe colocará ordem na casa desde já."

Eu duvido que a secretária Adriana Palmieri emprestaria pneus comprados com dinheiro do Fundeb para outra secretaria. Esse procedimento é proibido, nem a secretária, nem o conselho escolar e nem mesmo o conselho do Fundeb iria aprovar esse ato.

Recentemente, em outubro acabou a possibilidade de adquirir pneus para as secretarias de um modo geral. A Educação para garantir um ano letivo tranquilo, inclusive para nova gestão que vem chegando comprou alguns conjuntos de pneus para armazenar e substituir quando necessário. O que ocorre é que por problemas na administração na secretaria de urbanismo esqueceram de pedir no tempo certo. Agora precisam Tapar buracos na cidade e não possuem pneus para a frota.

Por um acaso a secretaria de educação que está fechando o mandato em dia redondinha com transparência, tem culpa da incompetência de outra secretaria que não se planejou ou sei lá o que fizeram para estar nessa situação?

 O Prefeito soube que a educação havia adquirido os pneus e foi solicitar o empréstimo de 20 jogos enviando ofício para o comitê do transporte escolar. Este comitê observando o regimento entendeu que não pode deliberar sobre a solicitação e encaminhou para que fosse verificado junto a gestora da pasta e o conselho do fundeb. 

A secretária Adriana que não deixa sair nada da secretaria de educação já informou que não seria possível esse tipo de empréstimo nem com a devolução do dinheiro com juros por fonte livre como o prefeito afirmou que faria ainda esse ano. Também sei que o coordenador do transporte que sempre tentou fazer um trabalho com transparência e economizou muita coisa no departamento também é contra.

Vou averiguar se esses pneus foram retirados do depósito da educação e denunciar o fato aos quatro cantos, pois sabemos que jamais profissionais competentes e conselhos competentes aceitariam esse tipo de coisa.

Se vira ai Urbanismo, não pegue carona em secretaria bem administrada e competente, 20 Jogos de pneus custa mais ou menos 15 mil reais. Façam uma dispensa e comprem.